São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igreja Universal estuda processo contra Globo

KENNEDY ALENCAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Rede Record, bispo João Batista Ramos da Silva, afirmou que o Conselho de Bispos da Igreja Universal do Reino de Deus estuda processar judicialmente a Rede Globo por ofensa à honra e danos morais a seu líder, o bispo Edir Macedo.
"Cresce a idéia do processo entre os 17 membros do conselho." Silva faz parte do conselho, que é o órgão máximo da igreja. "Nós cansamos de ficar calados, porque quem cala, consente", disse.
Segundo Silva, a minissérie "Decadência", exibida pela Globo, "é uma ofensa a todos os evangélicos e a Macedo". Reportagem publicada pela Folha no dia 9 de setembro é considerada pela igreja a prova de que o personagem principal da minissérie, d. Mariel, é inspirado em Macedo.
A reportagem mostra que trechos de uma entrevista de Macedo à revista "Veja" em 1990 foram transcritos literalmente para o livro "Decadência", de Dias Gomes. O livro deu origem à minissérie. O capítulo de anteontem trouxe os mesmos trechos, reproduzidos num diálogo entre Mariel e o delegado que investiga suas atividades.
O advogado criminalista José Roberto Batochio, que já defendeu Macedo em processos, disse que a exibição dos diálogos traz "elementos suficientes para a adoção de medidas judiciais, pois não há dúvida da identificação entre o personagem e o bispo".
O chefe do Departamento Jurídico da igreja, José Pereira Leal Jr., disse que a reportagem da Folha "é um forte elemento de convicção". Leal Jr. disse que seu departamento "acompanha os fatos e que por hora não existe decisão".
Na minissérie, Mariel funda uma igreja evangélica e enriquece à custa da exploração dos fiéis. Ele é investigado pela polícia por curandeirismo, charlatanice e estelionato. Processos semelhantes contra Macedo tramitam na Justiça paulista. Em primeira instância, Macedo foi absolvido.

Texto Anterior: Rossi busca apoio de Edir Macedo para disputar prefeitura paulistana
Próximo Texto: Sem-terra bloqueiam bancos no Paraná
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.