São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo 'anti-álcool' é pioneiro

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O pioneiro dos grupos de auto-ajuda é o AA (Alcoólicos Anônimos), iniciado nos EUA em junho de 1935. Foi criado por um médico e um corretor da bolsa de valores, os dois alcoólatras.
Hoje existem grupos de AA em 145 países. No Brasil, o primeiro foi fundado em 1947. Só na Grande São Paulo são 165 grupos reunindo 2.000 pessoas.
O objetivo é compartilhar experiências de recuperação que funcionam como reforço e exemplo para aqueles que querem deixar de beber. As pessoas relatam os "deslizes" e sucessos da semana.
No início de cada encontro, os participantes repetem os 12 passos, adaptando seu texto ao objetivo de cada grupo. Por exemplo, o primeiro dos passos diz: "Admitimos que éramos impotentes perante o álcool". Nos diferentes grupos, o "álcool" é substituído por outras compulsões, como sexo, relacionamento, comida, cigarro.
A "terapia do espelho" -a prática de encontrar apoio no relato do outro- resolve muitos casos, embora não vá até a raiz do problema, segundo psicanalistas.
"A psicanálise é mais ambiciosa, mas os grupos funcionam bem dentro dos objetivos a que se propõem", diz Plinio Montagna, da Sociedade Brasileira de Psicanálise. "Os grupos agem como espaços que aliviam e podem ajudar, mas não levam a grandes transformações pessoais", diz a psicanalista Miriam Chnaiderman.
(AB)

Texto Anterior: Mulheres insistem em relações 'erradas'
Próximo Texto: 'Não suportava quando ele assistia futebol na TV'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.