São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crescem vendas para o Mercosul

DA CIDADE DO MÉXICO

As exportações mexicanas avançaram não só no Brasil, mas também nos outros países do Cone Sul. Para a Argentina, o México vendeu 50% mais, em comparação com o primeiro semestre do ano passado. Para o Uruguai, o aumento foi de 100%.
No caso do Chile, aconteceu o mesmo que com o Brasil, ou seja, um forte desequilíbrio no saldo da balança comercial.
Enquanto as exportações Chilenas para o México caíram 35% entre janeiro e julho, somando US$ 68 milhões, as exportações mexicanas com destino ao Chile subiram 93%, totalizando 234 milhões. Um saldo de US$ 166 milhões em favor dos mexicanos.
O diplomata encarregado do setor comercial da embaixada do Chile no México, Carlos Sánchez, acredita que a situação é conjuntural, dada a desvalorização do peso.
Ele disse ao jornal chileno "El Mercurio" que, com a recuperação econômica do México, o país será um excelente mercado para os produtos chilenos e a balança voltará ao seu equilíbrio.
México e Chile já possuem um amplo acordo de preferências comerciais que facilita tanto o comércio entre ambos países, como as negociações entre Chile e Nafta.

Texto Anterior: México exporta mais para o Brasil
Próximo Texto: O grito e a cesta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.