São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC substitui a âncora cambial pela monetária

DA "AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

O rendimento efetivo das aplicações em setembro pode ser real. Segundo um grande banco, a inflação do IPC/Fipe será anulada pela deflação do IGP-M. A inflação média entre os dois seria zero.
A "Agência Dinheiro Vivo" projeta para o primeiro 0,60% e para o segundo -0,25%. A média seria 0,35%. Mantido engessado em 3,32% efetivos ao mês, o over pagará 2,96% de juro real.
Juros maiores só em circunstâncias diferentes. Em 89, o ministro Mailson da Nóbrega tentava evitar a hiperinflação aberta e pagou, em março, 15,53% de juro real.
Apesar do quadro econômico hoje ser outro, o BC não pretende reduzir o over, sob o argumento de que baixar o juro em um mês de inflação baixa significaria reindexar a economia à taxa de juro.
A intenção não-revelada do BC é insistir em juros reais altos até o final do ano para, autorizado por inflação achatada pela recessão, corrigir o artificialismo da sobrevalorização cambial. O dólar subiria mais do que os preços.
A estratégia começou: este mês, o pregão de dólar futuro da BM&F prevê variação cambial de 1,19%.
Aumentam as instituições que apostam em estabilidade do over-selic este ano. Não em 4,90% over, mas em 3,3% efetivos. A durabilidade do custo básico do dinheiro consolidaria a âncora monetária como a principal do Real.
Para o governo, os juros altos são importantes para manter o desaquecimento econômico num trimestre de vendas altas.
O juro e o aperto via compulsório já se mostraram eficientes na superação de dificuldades. Agora têm pela frente: 1) em outubro, dissídio de metalúrgicos, bancários e petroleiros; 2) em novembro, metade do 13º salário; 3) em dezembro, expansão monetária decorrente do 13º, férias etc.
Se forem vitoriosos na eliminação desses obstáculos podem corrigir a defasagem cambial do ano por meio de uma variação do dólar comercial acima da inflação.
Ou seja, a equipe exercita a musculatura da âncora monetária, enquanto impõe à cambial um regime de emagrecimento.

Texto Anterior: IPI - táxi; Consórcio - lance; Cesta básica; Faixas para pedestres; Auxílio-doença; Áreas de livre-comércio
Próximo Texto: Intenção foi desafogar bancos, não empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.