São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franchising no ano 2000 é tema de debate

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os desafios do franchising para o ano 2000 foram discutidos, semana passada, por cerca de 200 franqueadores e executivos do setor.
Acesso ao capital para viabilizar financiamento aos franqueados, treinamento para os compradores de franquias e seus funcionários, além de disputas judiciais, foram os principais temas debatidos no 1º Congresso Internacional de Franchising, realizado pela Franchising University.
O norte-americano Thomas Macintosh, um dos palestrantes, destacou que o Brasil, além dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, é um dos principais mercados para franquias.
Marcus Rizzo, presidente do Instituto Franchising, alertou para o desaparecimento de algumas redes que se caracterizam pela distribuição de produtos, conhecidas como de segunda geração. Esse tipo de franquia, segundo ele, "empurra" a produção para o franqueado, que depois tem que "se virar" para vender.
O franchising no Brasil está indo de vento em popa, mas o país possui 950 franqueadores e cerca de 50 mil franqueados, enquanto os EUA têm quase 6.000 redes e mais de 560 mil franqueados.

Texto Anterior: Como montar uma criação de minhocas?
Próximo Texto: "Brasil tem oportunidades"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.