São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação cai para 0,70%, constata Fipe

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A inflação ficou em 0,70% na segunda quadrissemana de setembro em São Paulo, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
A taxa da segunda quadrissemana (período entre 15 de setembro e 16 de agosto comparado com os 30 dias anteriores) apresentou queda de 0,23 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior.
Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, diz que a taxa confirma a tendência de redução da inflação, que vem caindo desde a primeira quadrissemana de agosto.
"A inflação deve ficar próxima de 0,5% na terceira quadrissemana e encerrar o mês ao redor de 0,6%, o que significa que setembro terá a taxa mais baixa do Real", diz Heron do Carmo.
Para outubro, a Fipe calcula uma pequena alta da inflação. O índice do mês deve ficar próximo ao 1,2%, caso não haja reajuste de tarifas públicas.
Vestuário (início da coleção primavera/verão) e alimentação (outubro é o pico da entressafra da carne) devem impulsionar o índice de outubro para cima. Na outra ponta, aluguel e serviços pressionarão para baixo.
Na segunda quadrissemana de setembro, o destaque ficou com os alimentos, que subiram 0,16% no período, contra 0,49% na quadrissemana anterior. A única alta, de 0,17 ponto percentual, foi da alimentação fora de casa.
"Os alimentos são o principal fator de queda da inflação", diz o coordenador da Fipe.
Os gastos com habitação, que lideram as pressões de alta com 3,27%, caíram 0,51 ponto percentual. Os aluguéis variaram 8,47% no período e devem encerrar o mês perto dos 7%. Na segunda quadrissemana, os aluguéis caíram 0,54 ponto percentual.
Heron do Carmo conta que apenas os gastos com vestuário e transportes apresentaram taxas de inflação superiores às da quadrissemana anterior. "Mas os dois grupos ainda estão apresentando taxas negativas de variação", diz.
O IGP-10 (Índice Geral de Preços-10) ficou em 0,12%, no período de 11 de agosto a 10 de setembro. O índice foi divulgado ontem pela FGV, no Rio.

Texto Anterior: BC mantém taxas de juros até sexta-feira
Próximo Texto: Governo convocará cervejarias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.