São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMS dá medalha para Nelson Mandela; A Frase; O Número; OMS alerta para a epidemia do tabaco; Capacidade física é menor em fumentes; Asma ocupacional é frequente em fumante

JULIO ABRAMCZYK

OMS dá medalha para Nelson Mandela
O presidente da África do Sul, Nelson Mandela (foto), foi agraciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a Medalha Comemorativa da Campanha contra o Tabaco por seu apoio à campanha contra o fumo que se desenvolve naquele país africano. Para Mandela, que vem incentivando os jovens a evitar este "hábito mortal, o tabaco é atualmente um dos grandes problemas de saúde pública.

A FRASE
"Fumar mata."
(Aviso obrigatório do Ministério da Saúde, na África do Sul, nos produtos derivados do tabaco -cigarros, charutos e fumo para cachimbo)

O NÚMERO 1
...bilhão e 100 milhões de pessoas fumam, em todo o mundo, segundo estimativa da OMS (800 milhões em países em desenvolvimento e 300 milhões nos países desenvolvidos).

OMS alerta para a epidemia do tabaco
A preocupação das autoridades sanitárias internacionais com o que denominam de "epidemia do tabaco" tem por base prevenir o surgimento de doenças graves de evolução lenta, porém persistente, em consequência do hábito de fumar. Hiroshi Nakajima, diretor-geral da OMS, destaca que os problemas para os fumantes surgem 30 anos depois de fumar continuadamente, não chamando tanto a atenção quanto a epidemia da Aids, que leva menos tempo para desencadear as suas consequências.

Capacidade física é menor em fumantes
Os fumantes adultos, na faixa considerada de idade média (entre os 40 e 50 anos), têm substancialmente acelerado o declínio natural de aptidão física, segundo pesquisa realizada na Noruega durante sete anos e que envolveu 1.393 homens. Os problemas envolvendo o aparelho respiratório causados pelo tabaco já eram conhecidos, mas os efeitos a longo prazo sobre a capacidade física não estavam bem estabelecidos, segundo o estudo que saiu no "British Medical Journal nod dia 16 passado.

Asma ocupacional é frequente em fumante
Pesquisadores ingleses concluíram que o consumidor de cigarros tem maior predisposição para ataques de asma ocupacional. Foi estudado um surto de asma em 24 fumantes entre os 291 empregados de um estabelecimento produtor de salmão enlatado. No ar ambiente, uma suspensão com antígenos de salmão (partículas que desencadeiam resposta imunológica) provocou uma reação na área respiratória sensibilizada pelo tabaco e resultou no desencadeamento da crise de asma. A pesquisa saiu na revista "The Lancet.

Texto Anterior: HPV não é detectado no exame papanicolau
Próximo Texto: Mulheres esnobam sexo e relacionamentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.