São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisas dão vitória eleitoral aos socialistas

JAIR RATTNER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Todas as pesquisas recentes de intenções de voto, realizadas em Portugal, dão vitória ao Partido Socialista nas eleições marcadas para 1º de outubro.
Em segundo lugar, vem o PSD, de Fernando Nogueira. Alternando em terceiro e quarto lugares, segundo os levantamentos, estão a CDU (coligação liderada pelo PCP) e o PP (direita).
Pelo sistema eleitoral português basta um partido ter 42% dos votos para obter a maioria absoluta dos 230 lugares do Parlamento.
O voto no país segue o sistema distrital misto. Cada distrito tem o número de deputados segundo sua população. Assim, Lisboa elege 50 deputados e o menor distrito, Portalegre, apenas três.
Na sexta-feira, o "Jornal de Notícias" divulgou pesquisa de intenção de voto apontando uma diferença de cinco pontos entre socialistas e sociais-democratas.
Há uma semana o mesmo levantamento indicava um empate técnico, com uma vantagem de 1,5 ponto para os socialistas.
O semanário "Independente" realizou a maior pesquisa eleitoral da história do país, com 10.799 respostas.
Segundo este levantamento, o Partido Socialista estaria com 38% das intenções de votos, a 3 pontos percentuais da maioria absoluta. Nas eleições de 1991, o PS obteve 29,3% dos votos.
Ainda pela sondagem do "Independente", o PSD ocuparia o segundo lugar com 29,2% das intenções -contra os 50,4% de 1991.
A CDU ficaria em terceiro com 9% -contra os 8,8% obtidos em 1991. A seguir viria o PP com 7,5% -subindo dos 4,4% das últimas eleições. Os outros partidos ficariam com 6,3% dos votos e os indecisos, com 10%.
Caso as previsões se confirmem, o PS teria no Parlamento 110 deputados, o PSD ficaria com 89, a CDU com 18 e o PP 13.

Texto Anterior: Socialista rejeita aliança com antieuropeus
Próximo Texto: 'Eurometas' unem adversários políticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.