São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia o texto produzido no encontro

Leia íntegra do texto elaborado no encontro dos governadores com o presidente Fernando Henrique Cardoso.

Realizou-se no Palácio da Alvorada o 2º encontro dos governadores com o presidente da República, que resolveu aprovar o seguinte "Pacto pelas Reformas":
1 - Os participantes concordaram com a urgência e a necessidade das reformas constitucionais, em particular a reforma administrativa, considerada um requisito indispensável para o equilíbrio das contas públicas. O mesmo se aplica à reforma da Previdência Social.
2 - Os governadores manifestaram também o seu apoio à iniciativa da reforma tributária, ainda que alguns de seus aspectos técnicos demandem discussões e decisões adicionais, particularmente no que se refere à sua neutralidade redistributiva e às compensações por perdas.
3 - Os participantes apóiam a aprovação do Fundo Social de Emergência, por ser instrumento imprescindível para a consolidação do real, enquanto não forem aprovados os componentes principais da reforma fiscal, no entendimento de que o Fundo Social de Emergência não signifique redução das transferências para Estados e municípios.
4 - Os governos estaduais e o governo federal comprometeram-se a realizar um esforço conjunto para equacionar as contas públicas dos Estados de modo a alcançar o equilíbrio fiscal.
5 - O presidente da República e os governadores reafirmaram o seu compromisso em realizar as reformas de modo simultâneo com a garantia de condições adequadas para a população e sobretudo com o objetivo de promover a correção das sérias injustiças sociais do país.
Brasília, 25 de setembro de 1995.

Texto Anterior: Reunião não convence Estados
Próximo Texto: Petista apóia tese governista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.