São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprovação do governo Covas sobe de 25% para 37% em seis meses

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), completa um ano de gestão com a aprovação de 37% dos paulistas, o maior índice obtido pela administração tucana desde janeiro de 1995.
Os números aparecem em pesquisa Datafolha realizada entre os dias 14 e 15 de dezembro. O levantamento mostra que foi no interior o maior salto de aprovação ao governo Covas.
Entre os moradores do interior, 42% consideram o governo ótimo ou bom. Na avaliação de seis meses de governo, em junho, pesquisa semelhante mostrou que 31% dos moradores do interior avaliaram o governo de forma positiva.
Comparando-se ainda os atuais resultados com o levantamento realizado em junho, é possível observar que a avaliação positiva de Covas cresceu 12 pontos percentuais: de 25% para 37%.
Para 40% dos entrevistados, sua atuação no governo foi regular, contra 45% registrados em junho. A desaprovação à gestão tucana (20%) mantém-se estável desde o último levantamento.
Entre os moradores da Grande São Paulo, região tradicionalmente mais crítica à atuação tucana, Covas obteve 31% de aprovação.
Além dos simpatizantes do PSDB (58%), avaliam o desempenho de Covas como ótimo ou bom os menos escolarizados e os que possuem renda familiar de até dez mínimos mensais (39%).
A desaprovação alcança seus maiores índices entre os moradores da região metropolitana (27%), simpatizantes do PT e os mais escolarizados (26% cada).
O crescimento da aprovação à gestão Covas no interior e entre os menos escolarizados pode ser explicado por obras voltadas à habitação popular, único setor com recursos garantidos no governo.
Pela legislação paulista, 1% da arrecadação mensal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é repassada para construção de casas populares.
Mesmo com a maioria das obras de infra-estrutura paralisada, Covas conseguiu entregar conjuntos habitacionais no interior.
Quando assumiu, em janeiro, Covas obteve 64% de expectativa de ótimo ou bom em pesquisa Datafolha. Esse índice caiu para 31% na avaliação após três meses, em março, e 25% em junho.
Na pesquisa, os entrevistados foram convidados a atribuir notas de zero a dez para o primeiro ano do atual governador. A média de todas as notas foi de 5,3.
Os maiores índices de nota zero aparecem entre os moradores da região metropolitana (13%) e pelos petistas (11%). A nota dez,atinge os maiores índices entre os moradores do interior (10%), os menos escolarizados (11%) e os mais pobres (10%).

Texto Anterior: Rejeição a petista é maior entre os mais pobres do Distrito Federal
Próximo Texto: Covas atrela investimentos à privatização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.