São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo mostra que Universal é 'igreja dos prazeres'

ANA MARIA MANDIM
DA REPORTAGEM LOCAL

"A grande 'sacada' da Igreja Universal é aliar o conservadorismo político à liberalidade do ponto de vista do comportamento, inclusive sexual", diz o geógrafo Gualberto Gouvêia, 36, autor da dissertação "A Cidadania dos Despossuídos, Segregação e Pentecostalismo".
Formado em geografia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Gouvêia fez o mestrado em geografia urbana na Universidade de São Paulo (USP), onde apresentou a dissertação. Atualmente, leciona geografia e sociologia da Faculdade Capital, na Mooca (zona leste de São Paulo).
Gouvêia atribui o crescimento das seitas conservadoras na América Latina a um movimento estimulado pelo governo norte-americano para enfrentar a "Teologia da Libertação" da Igreja Católica.
Liberalidade
Segundo Gouvêia, a Universal é a igreja neopentecostal mais aberta em relação a sexo, embora rejeite o homossexualismo.
"A Universal não prega a promiscuidade, mas, dentro do casamento, tolera todo tipo de atividade sexual, inclusive a sodomia."
O geógrafo cita o pastor dissidente da Universal Mario Justino, cujo livro "Nos Bastidores do Reino" foi apreendido.
Diz o pastor que a Universal só não consente entre marido e mulher o uso de chicote e algemas. A ida a motéis e os filmes pornográficos são permitidos ao casal.
"A Universal é a igreja dos prazeres", define Gouvêia. "Os bispos chegam a sugerir que o marido dê um banho de vinho na esposa antes de beijá-la, conforme os salmos de Salomão."
A Universal, segundo o geógrafo, não considera pecado o sexo antes do casamento, quando se é jovem, e não cerceia a mulher. "Não é preciso parar de cortar o cabelo ou deixar de se maquiar. Saia curta e calça comprida não são proibidas."
Gouvêia afirma que o inspirador do bispo Edir Macedo foi o norte-americano Jerry Falwell, pastor da Igreja Batista. Em 1980, Falwell mudou-se para uma mansão de 12 quartos e deixou-se fotografar de calção vermelho ao lado de uma piscina, lendo a Bíblia. Ele dizia que o dinheiro é um sinal da graça de Deus e, por isso, bom.
Expansão
O crescimento das seitas na América Latina, segundo Gouvêia, originou-se em um relatório feito em 1969 por Nelson Rockfeller, secretário de Estado do presidente americano Richard Nixon.
"Após viajar pelo continente, Rockfeller aconselhou seu governo a estimular igrejas e seitas conservadoras a buscar fiéis na América Latina", conta Gouvêia.
Rockfeller achava que a Igreja Católica, com sua "subversiva" Teologia da Libertação, não era mais um "aliado confiável".
Segundo Gouvêia, para apoiar a vinda de missionários evangélicos, criou-se o Instituto sobre Religião e Democracia, presidido por Jane Kirkpatrick, depois embaixadora dos Estados Unidos na ONU.
"O Missionary Information Bureau (Escritório de Informação Missionária), que funcionou em São Paulo, na rua 24 de Maio, centralizava a atuação de 1.992 entidades evangélicas no Brasil."
No Chile, segundo Gouvêia, as seitas apoiaram o golpe de Estado contra o presidente Salvador Allende. Na Guatemala, o general Efraín Ríos Montt, chefe do golpe de 1982, era líder da Igreja do Verbo, neopentecostal. No Peru, as igrejas evangélicas ajudaram a eleger Alberto Fujimori.

Texto Anterior: "A educação não precisa de grandes obras"
Próximo Texto: 'Cânticos' inspiraram bispo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.