São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Cânticos' inspiraram bispo

ANA MARIA MANDIM
DA REPORTAGEM LOCAL

Os "salmos de Salomão", citados por Gualberto Gouvêia, não são salmos. São poemas de amor, intensamente eróticos, que compõem o "Cântico dos Cânticos", um dos livros do Velho Testamento.
Sua autoria é atribuída a Salomão, rei de Israel. A forma final dos "Cânticos" é do século 5 ou 6 a.C.
Gouvêia afirma que ouviu o bispo Honorilton Gonçalves, da Universal, aconselhar os maridos a cobrir de vinho o corpo da mulher antes de beijá-la, quando falava sobre sexualidade em programa da TV Record.
Segundo o teólogo Rubem Alves, 62, ex-professor de filosofia da Universidade de Campinas (Unicamp), os "Cânticos" são poemas que um homem e uma mulher dizem um ao outro. "São como crianças brincando com seus corpos."
O homem diz: "Como és bela, minha amada. Teus olhos por trás dos véus são como pombas. Teus lábios são como a fita escarlate e existe mel debaixo da tua língua".
Diz a mulher: "Quando o meu amado pôs a mão pela fenda da porta, minhas entranhas se comoveram dentro de mim. Quando me levantei para abrir a porta para o meu amado, minhas mãos gotejavam mirra (óleo usado na confecção de perfumes)".
O trecho dos "Cânticos" que pode ter inspirado o bispo Gonçalves aparece no capítulo "Dança e Êxtase". Diz o homem: "Teu umbigo... essa taça redonda onde o vinho nunca falta".

Texto Anterior: Estudo mostra que Universal é 'igreja dos prazeres'
Próximo Texto: Vasectomia é exigida, diz pastor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.