São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
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Agências são concorrentes

DA REPORTAGEM LOCAL

As agências de publicidade são concorrentes dos intermediários culturais. Más concorrentes, por enquanto: elas ainda não estão aparelhadas para fazer esse trabalho, mas não querem ver parte da verba de publicidade escorrer para as mãos de produtores culturais sem passar por elas.
As agências ganham 15% de comissão sobre todos os gastos publicitários de uma empresa cliente. Por isso, aconselha Renato Kamp, é bom prever essa comissão nos custos de um projeto.
"Há casos de projetos que estavam com o patrocínio quase acertado, mas o perderam porque a agência de publicidade da empresa foi chamada a dar seu parecer e percebeu que não ia ganhar nada", conta Kamp.
Isso traz um problema: a soma das comissões de elaboração do projeto (10%), intermediação de recursos (mais 10%) e agência (15%) encarecem o projeto em 35%, suficientes até para inviabilizar a proposta.
Uma tentativa de solução intermediária, nem sempre bem-sucedida, é prever que a agência que detém a conta da empresa fique com toda a publicidade do evento.
Esse dilema só vai ser resolvido quando as próprias agências se equiparem para funcionar como elaboradoras de projetos com incentivo fiscal, o que as tornará concorrentes de peso no mercado de patrocínio.
Outro caminho, que também depende delas, é tornar as agências de publicidade as portas de entrada dos projetos, permitindo sua participação efetiva e a negociação sobre a divisão dos ganhos.

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