São Paulo, quarta-feira, 3 de janeiro de 1996
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Cliente deve checar agência de viagem

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando comprar um pacote de viagem numa agência ou operadora de turismo, o cliente deve checar se o Procon, a Embratur ou a Abav receberam alguma reclamação contra a empresa.
O presidente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem), Leonel Rossi Jr., recomenda que se desconfie de valores baixos. "Quando a esmola é demais, o santo assusta", diz Rossi.
Segundo ele, apesar de mais caros, os pacotes de agências que trabalham com companhias aéreas tradicionais são mais seguros. "O cliente deve ter a passagem de ida e volta na mão", aconselha.
A representante da Aerocancun no Brasil, Suely Uezato, recomenda que se tente combinar um preço razoável com a qualidade e confiabilidade da agência. Segundo ela, pacotes caros não trazem garantia automática contra os problemas.
Na semana passada, a empresa Mundirama cancelou sem aviso três vôos para o Caribe. Pelo menos 526 pessoas que queriam viajar no réveillon foram lesadas. Parte delas pagou novamente a passagem aérea.
O presidente da Abav disse que o problema com a Mundirama foi "uma exceção". A empresa é uma das cerca de 700 filiadas da Abav.
Segundo Rossi Jr., a Mundirama operava sem problemas no ramo de turismo. "É um negócio como outro qualquer, sujeito a riscos e problemas", disse.
A Abav tem um setor só para receber queixas. Rossi Jr. afirmou que a maioria das reclamações é solucionada amigavelmente.
"Quando vemos que o cliente tem razão, pressionamos a empresa a fazer um acordo", disse o presidente da Abav.
Rossi Jr. afirmou que sua entidade chegou a procurar empresas para se criar "uma espécie de seguro turismo", como existe em países europeus e nos Estados Unidos.
Segundo ele, as seguradoras não demonstraram interesse. Rossi Jr. afirmou que cabe à Embratur a fiscalização das agências e operadoras de turismo.
A agência de turismo vende os pacotes que a operadora monta. Algumas operadoras também vendem seus pacotes.

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