São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ecopark é destaque às margens do Negro

DA ENVIADA ESPECIAL A MANAUS

O rio Negro visto à beira da orla da praia de Ponta Negra parece o mar. Um mar de águas escuras e calmas. O Negro banha parte da cidade de Manaus. Junto com as águas barrentas do Solimões, forma o rio Amazonas.
O encontro das águas ocorre a cerca de dez quilômetros de Manaus. Por seis quilômetros, os dois rios não se misturam.
É um dos passeios mais concorridos. A Fontur organiza saídas de barco todos os dias, das 8h às 16h, por R$ 50 por pessoa, com almoço incluído.
Há opção de passeios privativos, para poucas pessoas em lancha. Com duração de duas horas, o passeio sai por R$ 80 por pessoa.
Outro dica para navegar no rio Negro é o passeio ao Ecopark. A cerca de 16 quilômetros de Manaus, às margens do igarapé Tarumã Açu, um braço do rio Negro, o local é uma mistura de parque ecológico com trilhas no meio da mata, hotel de selva, com chalés com ar-condicionado, e instituto de preservação de macacos.
A Selva dos Macacos fica numa espécie de ilha ao lado do Ecopark. São mais de 150 macacos de 17 espécies, entre elas o uacari branco e o pequeno sauim-de-coleira.
A Fundação Floresta Viva mantém um projeto no local de reabilitação de animais que foram retirados de seus habitats.
Os bichos recebem tratamento médico e passam algum tempo se aclimatando antes de serem soltos na floresta.
O melhor horário para a visita é no período da alimentação, de manhã ou no final de tarde.
Com exceção de alguns macacos muito novos ou doentes que são mantidos em uma enfermaria, eles ficam livres pela floresta.
O Ecopark está numa área de 18 mil metros quadrados. Tem um restaurante em forma de maloca indígena e chalés para que quiser ficar hospedado no parque.
Há um curso de sobrevivência na selva que ensina a encontrar frutas comestíveis e água, preparar abrigo na mata e fazer pontes com cordas.

Informações - Ecopark: tel. (092) 234-0939, Fontur: tel. (092) 656-2807.

Texto Anterior: Cursos formam guias-mirins
Próximo Texto: Filme mostra ópera na Amazônia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.