São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raytheon investe em marketing de megaempresa

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com anúncios em jornais, a Raytheon, a firma norte-americana encarregada do Projeto Sivam, saiu de seu imobilismo para iniciar uma ofensiva publicitária cujo objetivo parece ser o de diferenciá-la completamente da Esca, a sua ex-parceira nacional.
O que a Raytheon tem a vender é a imagem de uma megaempresa que só em 1994 realizou vendas no valor total de US$ 12 bilhões -equivalente a oito projetos Sivam, já que este deve custar algo em torno de US$ 1,4 bilhão.
Tudo, na propaganda institucional da Raytheon, é superlativo como os valores de suas vendas.
Ela é descrita como "uma das maiores organizações de engenharia, construção, operações e manutenção no mundo". Como a empresa que comercializa "alguns dos nomes mais renomados em eletrônicos". Ou como "uma líder mundial em aviação comercial, regional e militar".
Com isso, cobre alguns dos aspectos de suas atividades, espalhadas por 20 países, nos quais emprega mais de 60 mil funcionários, sempre de acordo com o folheto de propaganda.
No Brasil, a Raytheon anuncia que já está comercializando produtos da linha branca Amana, nas Lojas Arapuã. Por enquanto, são importados, mas há estudos para instalar uma fábrica no Brasil.
A Amana inclui praticamente todas as utilidades domésticas, de geladeiras a microondas.
São esses produtos que aproximam a Raytheon do público comum, já que, na maior parte dos casos, lida com linhas de alta tecnologia, como os mísseis Patriot, sistema de defesa aéreo usado por Israel durante a Guerra do Golfo.
Mas o mais novo filão de mercado no qual a Raytheon está de olho são os sistemas de proteção do meio-ambiente. É também por isso que o Sivam é importante para ela. Bem executado, serviria como uma vitrina mais ampla e ambiciosa do que as geladeiras da Amana exibidas pela Arapuã.

Texto Anterior: Governo conta com TCU para salvar Sivam
Próximo Texto: Governo conta com TCU para salvar Sivam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.