São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentinos vão produzir calçados no Brasil em 97

MALU GASPAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Produzir no Brasil para ganhar mercado, competitividade e aproveitar os benefícios do Mercosul é o plano de fabricantes argentinos de calçados para os próximos dois anos.
Pelo menos duas grandes indústrias argentinas que expõem na Couromoda vão instalar fábricas no país até 1997.
A Ianson do Brasil, braço brasileiro do maior fabricante argentino, a Gatic, que até agora apenas importa os calçados da matriz, começará a produzir em 97.
Segundo Manuel García, presidente da Ianson, a nova fábrica deve começar fabricando 70 mil pares por mês. Hoje, a Ianson vende no Brasil 40 mil pares/mês. A intenção é dobrar esse número até o fim de 96, para passar a suprir a demanda com produtos brasileiros. A empresa vai gastar US$ 600 mil em marketing em 96.
Também começa a produzir em 1997 a Footline. A empresa vai fabricar os tênis Nike para a licenciada da marca no Brasil, a Alpargatas da Argentina.
"O custo da mão-de-obra é menor, a infra-estrutura para a produção é boa e o mercado consumidor é enorme", diz Martim Affonso Costa, da Footline.
Para o presidente da associação dos lojistas de calçados da Argentina, Osvaldo Liboreiro, só grandes indústrias terão condições de se instalar no Brasil. Segundo ele, a maioria dos fabricantes produz calçados artesanais -e, no máximo, 10 mil pares por mês.
Na opinião de Costa, as indústrias que montarem fábricas aqui devem se especializar, ou seja, cada unidade de produção será responsável por uma parte do produto -os dois países acabarão trocando a produção para fazer o calçado completo.
Preços mais baixos
Os preços da Couromoda neste ano estão mais baixos que em 95. Wilson de Mello, vice-presidente da associação dos fabricantes, diz que os preços estão em média 15% menores.
Na Samello e na Fasolo, os preços caíram 30% em média. A Nike teve redução de cerca de 15%.

COUROMODA (23ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro) - Até 12 de janeiro, das 10h às 19h, no Anhembi. Entrada somente com convite.

Texto Anterior: Bolsas latino-americanas fecham em baixa
Próximo Texto: Empresa alemã monta fábrica em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.