São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quentin Tarantino retira Urge Overkill do anonimato

MARCELO DE SOUZA
DA REPORTAGEM LOCAL

A música mais conhecida do trio de Chicago Urge Overkill -que vem ao Brasil pela primeira vez para tocar no Hollywood Rock- não tem nada a ver com o estilo do grupo. Dona de um som pesado, a banda é frequentemente associada à balada "Girl, You'll Be a Woman Soon" -regravação de uma música de Neil Diamond.
O responsável pela divulgação da versão de Urge Overkill é Quentin Tarantino, que escolheu a canção para integrar a trilha de seu cultuado "Pulp Fiction".
Até que Tarantino resolvesse dar seu "toque de midas", em 94, o grupo se limitava a abrir os shows de Nirvana e Pearl Jam, em turnês por várias cidades dos Estados Unidos e Europa. "Começamos a nos levar mais a sério somente a partir de 92", diz o baixista Eddie King Roeser, em entrevista à Folha, por telefone, de Chicago (EUA).
"Quando resolvemos criar a banda em 85, só nos preocupávamos em nos divertir, usando umas roupas de dândi e fazendo um som barulhento e rebelde", diz ele. Ele cita o disco "The Supersonic Storybook", lançado em 91, como um marco na carreira do grupo -formado por Nash Kato, na guitarra e nos vocais, Blackie O., na bateria e nos vocais, além de Roesler.
Em 92, lançaram o disco "Stull" -um dos que tiveram maior repercussão, tendo sido citado pelo novaiorquino "Village Voice" como o disco do ano.
Repercussão com o público só tiveram em 93, quando saiu "Saturation". Mas nenhum deles, no entanto, chegou a superar o êxito de "Girl, You'll Be...", que não saiu em nenhum disco do grupo. A música foi incluída somente na trilha de "Pulp Fiction" e ganhou tamanha admiração de Tarantino que, no filme, teve seus dois minutos e meio de duração estendidos para cerca de cinco minutos. "Não acreditei quando ouvi a música no filme", diz Roesler. "Normalmente, uma música tem que ser cortada para entrar em um filme, mas aconteceu o contrário no nosso caso."
Em 95, o grupo lançou "Exit The Dragon", que não chegou a causar comoções junto ao público, nem à crítica.
Urge Overkill toca no Pacaembu, em São Paulo, no próximo dia 20, e na praça da Apoteose, no Rio, dia 27. O grupo se apresenta, tanto em São Paulo quanto no Rio, depois da banda brasileira Raimundos, sendo seguido de The Black Crowes e da dupla Robert Plant e Jimmy Page.

Texto Anterior: Fã da cantora é julgado culpado por agressão
Próximo Texto: Fassbinder filma horror do casamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.