São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desempregados do ABCD preparam manifestação

CRISTIANE PERINI LUCCHESI; MARCELO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD (CUT), Heiguiberto Guiba Navarro, quer fazer, ainda em janeiro, manifestações de desempregados em São Paulo e Brasília.
No ABCD, desde dezembro, já houve corte de mais de 3.000 vagas na indústria metalúrgica.
"Importantes empresas de autopeças estão se preparando para fechar fábricas no ABCD e o governo também é responsável por isso, por causa dos juros altos e da política de importações."
Este mês, a Black & Decker e a Maxion anunciaram o fechamento de suas fábricas no ABCD, o que vai resultar em uma redução de mais de 1.200 postos de trabalho na região.
As manifestações, além de protestarem contra o desemprego, seriam também em defesa da redução de jornada de trabalho com flexibilização e sem corte nos salários, já acertada com quatro montadoras no ABCD: Toyota, Ford, Volks e Scania.
Hoje, Guiba fará reunião no seu sindicato com as comissões de fábricas, quando deverá ser aprovada a data dos protestos.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, disse que a GM concorda em garantir o emprego de seus funcionários por um ano.

Colaborou MARCELO MOREIRA, da Agência Folha, no ABCD.

Texto Anterior: Ano começa com menos emprego
Próximo Texto: Importação de carros será investigada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.