São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Importação de carros será investigada

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A ministra Dorothea Werneck (Indústria, Comércio e Turismo) anunciou ontem que o governo irá investigar todas as importações de carros ocorridas desde janeiro de 94, principalmente as que tiveram origem em Manaus (AM), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).
"Inicialmente vamos mapear todas as guias de importações de veículos. Queremos identificar se há técnicos envolvidos em casos de corrupção", disse.
Segundo ela, o governo vai estender as investigações a outros 134 dos 13,5 mil produtos que integram a pauta brasileira de importações (principalmente aparelhos eletrônicos e commodities).
Dorothea disse que o governo sabia que essas empresas vinham subfaturando as importações e conseguindo sonegar impostos "graças à força de liminares concedidas pela Justiça de Manaus".
Ela disse que os casos de fraude ocorreram só até março do ano passado. Segundo a ministra, a partir de abril esse problema diminuiu com a informatização do sistema. Até então, em função do sistema antigo, foram constatados apenas cinco casos de fraudes.
Emílio Julianelli, presidente da Abeiva (associação que representa 32 marcas de veículos importados), disse que "cabe às autoridades apurar eventuais fraudes".
Segundo Julianelli, os associados da Abeiva não estão envolvidos em irregularidades.

Texto Anterior: Desempregados do ABCD preparam manifestação
Próximo Texto: IPVA com desconto não atrai contribuintes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.