São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê grego renuncia após dois meses de internação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro da Grécia, Andreas Papandreou, apresentou ontem sua renúncia e pediu ao seu partido que eleja um novo premiê.
A renúncia foi apresentada em carta enviada ao comitê central de seu Partido Socialista (Pasok, sigla em grego). A informação foi dada pelo secretário-geral do partido, Costas Skandalidis.
Papandreou, 76, está internado desde 20 de novembro em Atenas. Ele está com pneumonia e tem apresentado complicações renais.
Em várias ocasiões os médicos têm usado aparelhos para mantê-lo vivo. Durante a internação, ele tem tido poucos momentos de lucidez. Pela Constituição grega, a substituição do premiê só ocorre em caso de renúncia ou morte.
Segundo Skandalidis, o comitê central do partido vai reunir amanhã a bancada socialista, de 170 deputados, para apontar um novo líder. O escolhido receberá do presidente Costantinos Stephanopoulos a incumbência de formar um novo governo.
A eleição do novo primeiro-ministro pode ocorrer no dia seguinte. Os nomes mais cotados são o ministro da Defesa, Gerassimos Arsenis, e o ex-ministro da Indústria Costas Simitis.

Texto Anterior: Bósnios se negam a soltar prisioneiros
Próximo Texto: Aviões lançam panfletos anti-Fidel sobre Cuba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.