São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procurador pede inquérito contra Maluf

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério Público do Estado de São Paulo solicitou a abertura de inquérito policial contra o prefeito Paulo Maluf (PPB).
O objetivo é investigar suposto crime contra a Lei de Licitações na organização da 1ª Maratona de São Paulo, realizada em 8 de outubro de 95.
A prefeitura pagou R$ 1,2 milhão à Rede Globo pela organização e transmissão da prova, sem realizar concorrência pública.
Na época, a prefeitura alegou que a Globo teria "exclusividade" para organizar maratonas em São Paulo, o que foi negado pela Federação Brasileira de Atletismo.
Ontem, nenhum representante da prefeitura quis comentar o pedido do procurador.
O pedido de inquérito foi encaminhado para o Tribunal de Justiça de São Paulo, órgão que tem a responsabilidade de mover ações contra governantes.
Ele é assinado pelo procurador-geral de Justiça, em exercício, René Pereira de Carvalho, e é datado do último dia 10.
No pedido, o procurador afirma que os argumentos apresentados pela prefeitura para a dispensa da licitação "não convencem": "Urge, portanto, investigar os fatos em sua inteireza", completou.
Ele também estranhou o fato de a Globo ter recebido para transmitir um evento jornalístico, de caráter esportivo. "Ou seja, por aquilo que normalmente as empresas de televisão pagam para fazer, a TV Globo recebeu", escreveu.
A ação ainda solicita que o delegado responsável pelo caso convoque para depor, entre outros, os secretários municipais Celso Pitta (Finanças), Ivo Carotini (Esportes) e Roberto Richter (Planejamento).
O pedido foi encaminhado para o segundo-vice-presidente do TJ, Amador da Cunha Bueno Netto, que deverá decidir se o inquérito policial será instaurado.
O pedido de inquérito criminal do Ministério Público partiu de uma ação apresentada pelo vereador José Eduardo Martins Cardozo (PT). "O inquérito policial era necessário pois a ilegalidade da ação do prefeito está caracterizada", afirmou o vereador.
A maratona passou pelas principais obras do prefeito Paulo Maluf, como prédios do Projeto Cingapura e o túnel Ayrton Senna. No final da prova, Maluf apareceu segurando a faixa de chegada e entregando o prêmio aos vencedores.

Texto Anterior: Prefeito erra ao marcar o seu ponto eletrônico
Próximo Texto: Maluf não fala sobre assunto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.