São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 1996
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Regionalização marca Carnaval da mídia

DA REPORTAGEM LOCAL

Carnaval não é apenas no Rio. Neste ano, está se confirmando a tendência recente de anunciantes e veículos de comunicação de investirem nas comemorações de várias cidades e não somente no Rio.
Outros ritmos que não o samba e outros cenários que não o carioca estão sendo usados em campanhas publicitárias e as emissoras de televisão estão aumentando o espaço dedicado aos desfiles e bailes.
Um exemplo dessa tendência é o que está ocorrendo na Rede Globo de Televisão.
Este ano, sua direção decidiu mudar a forma de comercializar os patrocínios do Carnaval, um dos eventos mais importantes em termos de receita publicitária.
Desta vez, a empresa dividiu as cotas de patrocínio em duas categorias, criando as cotas locais, segundo informou José Luiz Franchini, gerente de comercialização.
Neste ano, além as duas cotas nacionais, cada uma das 91 emissoras que compõem a rede está oferecendo mais três cotas locais.
Até sexta-feira, a Globo havia conseguido vender uma cota nacional para a Brahma, por US$ 4,25 milhões, e várias cotas locais. Em algumas cidades, como Recife e Salvador, as três cotas locais já tinham sido vendidas. Em São Paulo e no Rio, segundo a empresa, anunciantes tinham comprado duas das três cotas locais.
Com essa "regionalização" dos patrocínios, na expressão de Franchini, o departamento comercial da Globo está seguindo a tendência seguida na cobertura. A emissora vai transmitir "flashs" dos desfiles e bailes de carnaval em um grande número de cidades.
As outras duas redes de televisão que apostam no Carnaval, a Bandeirantes e a Manchete, também estão seguindo a mesma política comercial. Já a SBT não programou nenhuma cobertura especial para este ano.
A mesma intenção de "regionalização" pode ser observada na campanha publicitária voltada para o Carnaval de alguns anunciantes, notadamente a Brahma.
Os três principais filmes a serem veiculados pelas emissoras de televisão até o dia 27 de fevereiro mostram os ritmos de Carnaval de três cidades, segundo a interpretação de três cantoras -Elba Ramalho, cantando um frevo, Fernanda Abreu, um samba, e Ivete Sangalo, um axé.
A empresa também vai patrocinar blocos, trios elétricos e escolas de samba em várias cidades, inclusive em regiões onde o Carnaval não é uma festa tão importante quanto no Rio, como no Sul.

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