São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Publicação é a bíblia

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ano de 1967 foi determinante para que o guitarrista, professor e dono de loja de instrumentos musicais Bud Eastman resolvesse lançar a "Guitar Player" nos EUA.
Jeff Beck e Rod Stewart montavam uma banda, os Beatles gravavam "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", durante um show em Londres, Jimi Hendrix ateou fogo na sua guitarra pela primeira vez.
Isso bastou para que uma leva de músicos resolvesse ralar os dedos nos seus quartos, tentando decifrar tanta informação musical.
Eastman mostrava o caminho das pedras. Mas foi mais longe. A "Guitar Player" incorporou o jazz, country e até violão erudito.
No editorial do primeiro número, o criador da revista abria o jogo: "Queremos mostrar bastidores, as informações que você quer e precisa. Não importa se você toca música tradicional da Indonésia ou o rock-galinha do Arkansas."
Não estava brincando. Exemplo: no terceiro número, o violonista carioca Bola Sete (1928-1987) já aparecia em suas páginas.
A "Guitar Player" sempre deu espaço para iniciantes. Em junho de 69, a revista entrevistou Jimmy Page, quando sua banda (o Led Zeppelin) tinha apenas dois meses.
A revista ganhou cores em 1972. Dois anos depois, passou a ter periodicidade mensal.
Muito tempo antes de os computadores terem se tornado eletrodomésticos, a "Guitar Player" já era multimídia. Em 1985, circulava com discos flexíveis, reproduzíveis em qualquer toca-discos.
(EF)

Texto Anterior: Guitarra sem legenda
Próximo Texto: Fome junta o desejo de comer e a resposta de saciedade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.