São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fome junta o desejo de comer e a resposta de saciedade

KATHY WOLLARD

Por que ficamos com fome? A fome é simplesmente a maneira de a natureza nos dizer para comer.
Nossos organismos precisam de um suprimento regular de combustível de maneira que nossos cérebros possam pensar, nossos corações possam bater e nossos músculos possam nos locomover através da sala.
Então, a cada quatro ou seis horas (ou mais frequentemente), nós sentimos os sinais da fome: estômago roncando, concentração difícil, irritabilidade e até a cabeça pesada ou uma leve dor de cabeça.
Na verdade o processo da fome envolve dois fatores. O primeiro é o desejo de comer. O segundo é o que os cientistas chamam de resposta de saciedade. É a sensação de satisfação que você tem quando come, que informa que é hora de parar.
Enquanto comemos e digerimos a comida, o organismo transforma os carboidratos em glicose. As células usam a glicose para obter energia. O organismo envia glicose para as células pelo sangue.
Para a glicose entrar nas células, a insulina precisa ajudar a abri-las. A insulina é produzida pelo pâncreas, um órgão amarelado aninhado sob o estômago.
A insulina cai na corrente sanguínea e se encaixa em áreas especiais na superfície das células, como uma chave se encaixa em uma fechadura. O efeito é como abrir uma porta, permitindo que a glicose entre facilmente.
Mas a insulina também atua no cérebro. Impelido pela insulina, o cérebro libera serotonina, uma substância que produz a sensação de satisfação, de não estou mais com fome. Serotonina demais faz você se sentir sonolento.
Uma refeição repleta de açúcares simples e amido -um porção de purê de batatas com pão branco, seguido por algum doce- pode desencadear uma grande resposta de insulina.
A insulina será liberada tão rapidamente e em quantidades tão grandes que o teor de açúcar no seu sangue irá despencar velozmente. Logo depois você irá sentir fome novamente -mesmo se você ingeriu calorias suficientes.
Quanto mais gordura corporal você tiver, mais desajustado será o seu sistema de insulina. A insulina também ajuda a abrir células de gordura para a entrada de mais gordura. Quanto mais inchada a célula de gordura, mais ela resiste à intromissão da insulina. O organismo responde liberando ainda mais insulina e produzindo novas células de gordura para serem "recheadas".
A insulina também se locomove mais lentamente no cérebro de pessoas obesas, então elas podem comer mais antes de se sentirem satisfeitas. Então, com toda essa insulina, o nível de açúcar no seu sangue pode cair rápido demais. E você fica com fome mais cedo de novo e come mais, ficando ainda mais gordo -um ciclo vicioso.
O exercício pode tornar as células mais sensíveis à insulina. E células encolhidas pela queima de gorduras frequentemente terão sua resposta normalizada.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: Publicação é a bíblia
Próximo Texto: AS FORMIGAS LAVA-PÉ SÃO PERIGOAS?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.