São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biquíni do ano 2000 será mais prático

ISABELLE SOMMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Palpites não faltam. Mas, a poucos anos do próximo século, o meio da moda ainda não tem uma idéia exata de como será o biquíni do ano 2000.
Os estilistas Amir Slama, 31 -da etiqueta de moda praia Rosa Chá-, Annelise de Salles, 23, e Renata Schumalevich, 30, da FIT, criaram modelos, especialmente para a Folha, que imaginam encontrar no verão do próximo século.
Renata criou um biquíni inspirado na natureza. "O tecido tem algodão para garantir a maciez, poliamida para deixar o tecido mais leve -e assim poder secar mais rápido- e lycra para garantir a elasticidade."
A estilista aposta na diversidade da modelagem, no conforto dos tecidos e na inovação das matérias-primas.
Renata acredita que os modelos deverão ser maiores. "As pessoas tendem a ficar mais conscientes quanto à nocividade do sol."
Annelise de Salles discorda. "Os biquínis vão ser sempre menores. A cintura vai abaixar, ficar mais reta", diz.
Ela criou um modelo com uma faixa na barriga que une as duas peças, com tecido metálico "que não molha".
A estilista também acredita em uma evolução dos tecidos. "O ideal seria inventar um tecido que secasse em poucos minutos e deixasse os raios de sol passarem, para evitar marcas."
Amir Slama aposta na sedução. "Vai ter uma força da feminilidade, da supervalorização do corpo", diz.
Segundo Amir, as peças do ano 2000 serão mais largas, e os tecidos terão mais elasticidade. "Sem perder o gosto nacional por peças que permitam um bronzeamento maior".
Prótese
Já o estilista Alexandre Herchcovitch, 24, não acredita que haverá mudanças. "A gente não pode prever, estamos a quatro anos do ano 2000. Mas acho que vai ser a mesma coisa", diz ele.
A professora de história da moda Cátia Castilho Cunha prevê que os tecidos serão mais incorporados e resistentes. Aposta também nos tecidos camaleônicos -que mudam de cor.
"Estamos bem longe daqueles macacões futuristas. Quem sabe teremos o biquíni com prótese?", arrisca.
Mitsuko Shitara, professora de história da indumentária, também prefere não arriscar. "É difícil prever o que vai acontecer no ano 2000".
Quanto ao traje de banho do próximo século, Mitsuko não tem dúvidas. "O biquíni nunca vai sair da moda."
(IS)

Texto Anterior: Nunca esprema espinhas
Próximo Texto: Traje revelou corpos de atrizes no cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.