São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Violência

Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, relativos aos homicídios dolosos na Grande São Paulo em 95, conduzem a algumas constatações alarmantes quanto ao perfil da criminalidade no principal pólo econômico do país. Registrou-se ali a aterradora média diária de 20 homicídios dolosos.
Houve um aumento de 9,9% dos crimes em relação a 94. Essa variação percentual foi menor que a registrada em 87, 89, 93 e 94 em relação aos respectivos anos anteriores. Além disso, em 88, 91 e 92, o número de homicídios dolosos chegou a decrescer, embora não significativamente. Considerando o natural crescimento demográfico ocorrido durante esse tempo, os dados afinal impressionam muito mais pelo fato de a criminalidade crescer de modo inexorável.
Esses dados relativos ao ano passado espantam ainda mais quando se considera que, segundo o próprio secretário de Segurança Pública, houve uma significativa redução de 84,4% na concessão de porte de armas na região. Parece assim que a simples diminuição da concessão de portes de arma, embora positiva, é incapaz de refrear os intoleráveis níveis de violência. Conclui-se, portanto, que é preciso dar um passo a mais, e envidar esforços para de fato desarmar as grandes metrópoles brasileiras.

Texto Anterior: Século asiático
Próximo Texto: Agora, esqueçam o que assinei
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.