São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC vai 'tocar obras' no Centro-Oeste

Governadores se dividem sobre a reeleição

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Na busca de apoio de governadores para a reeleição, o presidente Fernando Henrique Cardoso lança na sexta-feira uma programa de obras para o Centro-Oeste.
FHC deve atender à reivindicação de lideranças políticas da região e criar o conselho administrativo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste, que mobiliza R$ 300 milhões anualmente.
Além disso, FHC vai anunciar um conjunto de obras que beneficia a região e consta do Plano de Ação governamental, anunciado em agosto pelo Planalto.
Na prática, o programa integra a estratégia de marketing do governo de percorrer regiões do país para promover a imagem do presidente como "tocador de obras" e, com isso, tentar diminuir as resistências com relação à reeleição.
A Folha apurou que um dos problemas que o Planalto enfrenta é a escolha de uma das capitais do Centro-Oeste para anunciar o programa. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com pouca chances, estão disputando isso.
Não será lançado nenhum programa novo. Todos constam do Plano Plurianual de Investimentos, que deu origem ao Plano de Ação Governamental.
Governadores
Sete governadores reunidos ontem em Vitória (ES) se mostraram divididos em apoiar ou não o projeto de reeleição de FHC. Quatro foram contra e três, a favor.
O governador de Pernambuco, Miguel Arraes, foi o mais enfático, pois disse ser contra a qualquer projeto de reeleição, seja de FHC ou não, já que não faz parte das "tradições republicanas".
Outro que se mostrou enfático contra a reeleição de FHC foi o governador do Amazonas, Amazonino Mendes. "A tese da reeleição é algo que se concorda do ponto de vista ético, filosófico. Mas as circunstâncias não animam muito."
Já o governador de Santa Catarina, Paulo Afonso Vieira, disse ser a favor da reeleição para presidente, mas completou: "Mas isso não quer dizer que eu seja a favor da eleição do Fernando Henrique".
O governador do Rio, Marcello Alencar (PSDB), disse ontem ser favorável à proposta de reeleger apenas o presidente da República -deixando de fora os atuais governadores e prefeitos- se isso facilitar a reeleição de FHC.

Colaborou o enviado especial a Vitória e a Sucursal do Rio.

Texto Anterior: Congresso estuda mudar Orçamento
Próximo Texto: Banco dos EUA tem cronograma inédito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.