São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microempresa reduz ritmo de demissão

DA REPORTAGEM LOCAL

O ritmo das demissões nas micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo diminuiu entre maio e agosto, em comparação com os quatro primeiros meses de 96.
Na indústria, o índice de demissões foi de 1,61%, contra 2,89% do primeiro quadrimestre. No comércio, o índice foi de 5,14% -contra 5,88%.
Entre setembro de 95 e agosto deste ano, o nível de emprego caiu 9% na indústria e 17% no comércio. Em dois anos, houve redução de 2,5% no número de vagas.
As pequenas empresas também reduziram o total de salários reais. Nos últimos quatro meses pesquisados, a redução na indústria foi de 3,58%. No comércio, a queda dos salários foi de 6,8%.
Cerca de 60% da população economicamente ativa do Estado, estimada em 15 milhões de pessoas, trabalham em micro e pequenas empresas.
Os dados são de uma pesquisa encomendada pelo Sebrae de São Paulo e realizada em todo o Estado pela Fundação Instituto de Administração, ligada à USP.
A pesquisa registrou também recuperação das vendas das pequenas indústrias no segundo quadrimestre do ano. O aumento de 2,2% foi o primeiro em 16 meses.
O comércio, no entanto, continuou registrando queda nas vendas, mas o declínio foi menor do que no período anterior.
A diminuição das vendas foi de 4,44% no segundo quadrimestre, contra 7,84% no primeiro.

Texto Anterior: Autopeças quer elevar alíquota para 9,6%
Próximo Texto: Mercedes terá a maior cota para o Chile
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.