São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa francesa diminui jornada

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A empresa francesa Moulinex, fabricante de eletrodomésticos, anunciou um plano para reduzir a jornada de trabalho semanal de seus funcionários para 33 horas em 1998 e 31 horas em 1999, segundo o jornal "Libération".
O objetivo, segundo informou a Moulinex, é diminuir o número de cortes que a empresa planejava fazer em seu quadro de funcionários -de 2.100 a menos para, no máximo, 1.050.
A Moulinex vai se utilizar de uma lei recentemente aprovada na França que permite às empresas gastar menos com encargos sociais, em troca de uma redução superior a 15% na jornada de trabalho de seus empregados.
O plano de reestruturação, porém, prevê um aumento no número de horas trabalhadas nos meses de pico da produção, principalmente na alta temporada (a partir de agosto, quando é verão na França). Nesse período, a jornada semanal de trabalho pode chegar a 44 horas.
Com o plano, os funcionários conservariam 98,3% de seus salários atuais, calcula a Moulinex. A empresa tem 18 fábricas, 11 delas no oeste francês.

Texto Anterior: A novidade que vem do campo
Próximo Texto: O caso das "paulistinhas"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.