São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção de dez CDs reúne mestres

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A grife Free Jazz também está sendo usada para rebatizar uma coleção de dez CDs que chega nesta semana ao mercado brasileiro.
Lançada há alguns meses nos EUA, com o título original "This Is Jazz", a série reúne mestres do gênero, como Louis Armstrong, Duke Ellington, Miles Davis e Thelonious Monk.
Cada volume inclui uma pequena discografia, indicada para quem está se iniciando agora no jazz.
No caso de artistas com discografias extensas, como Miles Davis, Charles Mingus ou Chet Baker, o material escolhido não chega a sintetizar as várias fases das carreiras desses músicos.
Um exemplo marcante está no volume de Miles Davis. A fase pós-anos 60, que marca as inovadoras experiências do trompetista com o jazz eletrificado, ficou de fora na seleção, que resume apenas trabalhos acústicos gravados nos anos 50 e 60.
Mais prejudicado ainda é Mingus, cujo CD só inclui faixas gravadas em 59 e 89. Nesse caso, o catálogo da Sony foi insuficiente para uma antologia à altura.
A coleção reúne ainda Dave Brubeck, Benny Goodman, George Benson e Wheater Report. Apesar de lacunas de catálogo e alguns nomes menos representativos, a série vale como razoável introdução ao gênero.
Brinde
Outro lançamento orientado para o Free Jazz é uma compilação de artistas da PolyGram que estão participando do festival.
O CD reúne faixas de álbuns de Herbie Hancock, Nicholas Payton, Christian McBride, Clark Terry, Bjõrk, Incognito, James Taylor Quartet, Mark Whitfield e Salif Keita.
O disco será distribuído como brinde na compra de CDs em stands do Free Jazz Village.
(CC)

Série: This Is Jazz
Lançamento: Sony
Preço: R$ 20, o CD (inicialmente, só nas lojas Americanas)

Texto Anterior: Bairro vira canteiro de obras
Próximo Texto: Zarif mostra retratos contra o óbvio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.