São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRA assume autoria de ataque que feriu 31 em base britânica

Explosões na Irlanda do Norte deixam 7 em estado grave

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

O IRA (Exército Republicano Irlandês) assumiu ontem a autoria das duas explosões ocorridas anteontem em uma base do Exército britânico na Irlanda do Norte.
O ataque deixou 31 pessoas -20 soldados e 11 civis- feridas em Lisburn (16 km ao sul de Belfast). Sete pessoas estão internadas com ferimentos graves.
Ontem à tarde, um membro do IRA telefonou para a rádio irlandesa RTE reivindicando a autoria do ataque. Disse que o alvo eram as tropas britânicas e lamentou que civis tenham sido atingidos.
Pela manhã, um homem dizendo pertencer ao Conselho para a Continuidade do Exército, grupo dissidente do IRA, telefonou para a mesma rádio, em Dublin, assumindo a culpa.
Mas a polícia não acreditou que o grupo dissidente fosse o responsável, pois o homem não disse o código usado pelos guerrilheiros para evitar trotes.
Pela manhã, o ministro britânico para a Irlanda do Norte, Patrick Mayhew, já havia acusado o IRA. "O ataque foi feito por um grupo que declarou trégua em 1994."
O IRA, que luta contra a dominação do Reino Unido na Irlanda do Norte, declarou cessar-fogo em 31 de agosto de 1994, mas voltou a atacar em fevereiro deste ano.
Gerry Adams, líder do Sinn Fein (braço político do IRA), afirmou ontem que lamenta pelas famílias das vítimas e disse que o seu "compromisso é com a paz".
As explosões de anteontem foram causadas por dois carros-bomba carregando mais de 100 kg de explosivos que burlaram a segurança e entraram na base -onde vivem 18 mil pessoas.

Texto Anterior: Avião cai sobre casas e mata 4 na Itália
Próximo Texto: Papa sofre operação e passa bem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.