São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 1996
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Boulez e seu Ensemble despem a técnica do som

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ensemble Intercontemporain faz hoje sua terceira e última apresentação em SP. Deverá repetir a dosagem de vigor na abordagem e refinamento sonoro com que se produziu, anteontem, na primeira récita do Cultura Artística.
O Ensemble estará sob a direção de David Robertson. Pierre Boulez, que o regeu nas duas primeiras récitas paulistas, foi quem compôs a primeira peça do programa de hoje, "Mémoriale", de 1985.
O espetáculo de segunda foi, no bom sentido, traumatizante. Uma parcela do público (menos de cem pessoas) suportou mal a linguagem dodecafônica ou posterior a ela. Deixou o teatro no intervalo.
Ao fim da última peça, a "Suíte" opus 29 de Arnold Schoenberg (1874-1951), um terço das pessoas não ficou para aplaudir.
Os que ficaram, no entanto, se mostravam endiabradamente possuídos por uma concepção da música que, depois de tantas décadas, não chega a ser propriamente revolucionária. Mas foi um pouco daquilo que Rilke designou certa vez como um "gozo estético".
Boulez impõe a seus solistas uma precisão no confronto entre fraseados e acordes capaz de radicalizar tensões sonoras, mesmo mo segundo movimento, o mais lento, do "Concerto para Piano" de Gyorgy Ligeti, peça de 1987.
Cordas, madeiras, metais e percussão denunciam, então, uma realidade que só o repertório contemporâneo é capaz de desnudar: a beleza da música está na estrutura e não nos achados harmônicos, que a tradição polifônica acabou por nos impor como natural.
É o que também ocorre numa espécie de esgrima sonoro entre dois trompetes com que Philippe Manoury, em 1986, abriu sua "Música 2, para Metais e Percussão".
E é o que, por fim, permanece na nitidez dos contrapontos de Schoenberg ou na transformação do piano em instrumento de percussão, no "Concerto" opus 24 de Anton Webern (1883-1945).

Concerto: Ensemble Intercontemporain
Quando: hoje, às 21h, no Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196, tel. 011/256-0223)
Quanto: de R$ 50 a R$ 100 (estudantes R$ 5, até meia hora antes de cada concerto)

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