São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hormônio combate sarcoma de Kaposi

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Injeções de hormônio diminuem as lesões de pele provocadas pelo sarcoma de Kaposi.
Esta forma de câncer é a mais comum entre os doentes de Aids.
Uma equipe de pesquisadores comandada por Parkash Gill, da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), injetou o hormônio em 36 portadores do vírus da Aids com sarcoma de Kaposi. As injeções, aplicadas sobre as lesões da pele, fizeram com que estas diminuíssem ou, em alguns casos, desaparecessem.
O estudo foi publicado nesta quinta na "New England Journal of Medicine".
O hormônio, normalmente produzido no início da gravidez, era administrado três vezes por semana a um custo de US$ 25 cada injeção. Quanto maior a dose aplicada do hormônio, maior a eficácia do tratamento.
Susan Krown, do Memorial Sloan-Kettering Cancer Centre, de Nova York, advertiu porém, que o tratamento pode apresentar graves limitações.
"Não há evidência de que o controle de lesões individuais evite que apareçam focos em outros lugares." O sarcoma de Kaposi costuma migrar para dentro da pele envolvendo órgãos das vísceras.

Texto Anterior: Nicotina ajuda a memória, mostra estudo
Próximo Texto: Angioplastia pode ser trocada por remédio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.