São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Angioplastia pode ser trocada por remédio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Duas técnicas de tratamento de emergência em ataques cardíacos têm a mesma eficácia. Tanto faz utilizar um medicamento via oral ou uma intervenção cirúrgica.
Um estudo publicado hoje no "New England Journal of Medicine" analisou o atendimento emergencial a 3.145 vítimas de ataque cardíaco em 19 hospitais de Seattle (USA) entre 1988 e 1994.
Segundo o coordenador da pesquisa, Nathan Every, do Centro Médico dos Veteranos de Seattle, "não se constatou nenhuma diferença significativa nas taxas de mortalidade" entre pacientes tratados por métodos diferentes.
Depois de um ataque cardíaco, os médicos, para desobstruírem a artéria entupida, devem optar entre dois tipos de tratamento.
Podem administrar por via oral um remédio que irá dissolver o elemento obstrutor. Na hipótese, há risco de o medicamento, que circula por todo o corpo, provocar sangramentos indesejados.
A outra opção é uma intervenção cirúrgica conhecida como angioplastia. Introduz-se um cateter até a artéria atingida e o desentupimento se dá por laser, fio metálico ou outra técnica. Os perigos envolvidos são semelhantes aos de qualquer cirurgia.

Texto Anterior: Hormônio combate sarcoma de Kaposi
Próximo Texto: Médico vai indenizar família de Mitterrand; Grupo argentino assume profanação; Ex-presidente polonês não terá julgamento; Cabul é bombardeada por rivais do Taleban; Vaticano publica texto sobre fome mundial; Rússia nega acusações de CIA sobre armas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.