São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vestibulando de 97 opta por profissões saturadas

Com excesso de formados, medicina é a mais crítica

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado de trabalho das profissões mais procuradas pelos vestibulandos de 1997 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) não é muito promissor.
Em três delas -medicina, direito e engenharia, que somaram 40% das inscrições-, o profissional que não estiver antenado às novas tendências dificilmente conseguirá sobreviver na área.
Medicina é a mais crítica. Convive com o drama do baixo investimento, ao mesmo tempo em que abrem-se escolas e mais escolas e despejam-se fornadas de médicos no mercado todos os anos.
Direito, engenharia e administração começam a ganhar fôlego com algumas transformações que a sociedade está vivendo, o que não significa que a realidade será a mesma daqui a quatro anos.
Já a carreira de oficial da Polícia Militar abre portas para candidatos que procuram uma profissão com estabilidade no emprego.
"Não existe a profissão do futuro, mas o profissional do futuro", afirma o vice-diretor da Fuvest, José Atílio Vanin. Para ele, esse profissional é aquele que acompanha as mudanças contínuas: "O tempo de reciclagem do conhecimento varia entre cinco e sete anos".

LEIA MAIS sobre as profissões menos procuradas na pág. 8-3.

Texto Anterior: Poucos arriscam carreira em letras
Próximo Texto: Publicidade é a campeã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.