São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Brasil pode ficar em situação adversa'

JOSE CARLOS AZEVEDO

"Creio que li na Folha um artigo muito curioso sobre globalização, em que o professor dizia que toda vez que ele ouvia falar em globalização, ele se lembrava de um time de futebol da segunda divisão aqui em São Paulo. Ao passar para a primeira divisão, o primeiro time que enfrentou foi o Santos, na época áurea. Na véspera, perguntaram ao time: 'Como é que você vai lutar com o Santos amanhã?'. Responderam: 'De igual para igual'. Levaram de 12 a 0.
Então, eu acho que o problema da globalização é uma tendência, mas, se o Brasil vai entrar num processo de globalização da economia, ele vai perder. Porque a competição é feroz. A tecnologia é muito sofisticada lá fora. Os custos de produção são muito mais baratos. As margens de lucro, por pequenas que sejam, pelo fator de escala, geram lucros fantásticos, e o Brasil poderá ficar numa situação bastante adversa.
Mas confio no bom senso das pessoas que estão conduzindo esse processo para que essas coisas estejam analisadas por antecipação e esses males não ocorram. Parece-me que está ocorrendo no Rio Grande do Sul com o problema do leite, do gado, essas coisas todas, o leite da Argentina está chegando por um valor, e do Uruguai já estaria chegando por um preço muito inferior ao nosso. Isso está levando a agricultura daquele Estado a uma situação muito difícil."

Texto Anterior: 'Advogado joga com interpretações'
Próximo Texto: AULA VERSUS TEATRO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.