São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 1996
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Carismáticos invadem programas de TV

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

A Renovação Carismática, hoje o maior segmento da Igreja Católica no Brasil, com 4 milhões de membros, já comanda a estrutura católica de comunicação, em televisão e rádio.
São carismáticos os programas católicos apresentados nos canais privados, como Bandeirantes, CNT e Rede Mulher, bem como os principais programas da Rede Vida, a cadeia de televisão apoiada pela Igreja.
No rádio, crescem os programas feitos por carismáticos em emissoras como a católica América, a terceira em audiência na Grande São Paulo e com afiliadas pelo país, sem contar a Canção Nova, rede dos próprios carismáticos.
A Renovação surgiu em 1967, nos EUA, quando um grupo em retiro teria passado pela experiência, descrita na Bíblia, de falar em outras línguas e ter dons (do grego chárisma) como o da cura.
Foi no dia de Pentecostes e repete experiências que originaram os grupos evangélicos pentecostais, como a Igreja Universal e a Assembléia de Deus. A Renovação chegou ao Brasil em 1972.
Na Rede Vida, ainda sem avaliação de audiência, o programa de maior repercussão, por cartas e outros meios, foi criado como extensão do cenáculo, o culto anual da Renovação Carismática, no dia de Pentecostes.
Até 1994 o cenáculo reunia dezenas de milhares de pessoas, em estádios como Morumbi e Pacaembu, mas a interdição parcial de ambos forçou a transmissão pela televisão, no que foi o piloto do programa "Louvemos o Senhor".
'15 anos à frente'
Kater é diretor de marketing da Associação do Senhor Jesus, principal produtora de novelas e outros programas carismáticos, e autor de "O Marketing Aplicado à Igreja Católica" (Loyola, 94).
"Os melhores pregadores do Brasil estão conosco", diz ele. "Nós estamos 15 anos à frente, ensinando a pregar em televisão."
Foi há 15 anos, pouco menos, que começou o crescimento "acelerado" da Renovação no Brasil.
O número de 4 milhões de integrantes foi levantado pelo sociólogo Reginaldo Prandi, para 94. À época, as Comunidades Eclesiais de Base, segundo maior grupo católico no país, contavam 1,8 milhão de membros. A Renovação, segundo Prandi, havia passado as CEBs três ou quatro anos antes.
"As CEBs estão em declínio, e a Renovação, em rápido crescimento", diz Prandi, professor-titular de Sociologia na USP. "Eles têm uma nova proposta, com muito mais emoção, com milagres."
Reginaldo Prandi, que lança mês que vem o livro "Um Sopro do Espírito" (Edusp), sobre a Renovação, diz que os carismáticos seguem em tudo o modelo evangélico, por exemplo, da Igreja Universal, que tem a Record.
"Estão oferecendo o que os cultos pentecostais oferecem. Estão no rastro dos evangélicos, inclusive na comunicação eletrônica."
Na Rede Vida, formada para enfrentar os evangélicos, os carismáticos têm, além do "Louvemos o Senhor", outro programa dominical, logo na sequência, com o padre Alberto Gamberini, e o recente "Terço Bizantino", que inicia e fecha a programação, diariamente.
Novos programas estão sendo produzidos para entrar no ar até dezembro. Entre eles, um que segue o modelo do "Programa Livre", com entrevistas e música.
'Aberto para todos'
O empresário João Monteiro, diretor da TV Independente, geradora da Rede Vida, nega o predomínio da Renovação e diz não haver "nenhum comprometimento com movimentos" na emissora.
A programação cobre os diversos segmentos da Igreja, garante ele -que não sabia, porém, que o "Terço Bizantino" é apresentado por um padre carismático, dado como "fenômeno" de comunicação (leia texto nesta página).
Monteiro, que comemora agora a transmissão da Rede Vida para todas as capitais brasileiras, diz ser "aberto para todo mundo" e ressalva: "não sou carismático".
Entre as novelas já produzidas pela Renovação, sempre transmitidas pela CNT/Gazeta, estão "Irmã Catarina", com Míriam Rios, e "A Vida do Messias", esta também mostrada na Bandeirantes.
Uma mais recente, sobre Santo Antônio, foi definida por pesquisa que, segundo Kater, levantou que trata-se do santo mais popular entre os católicos brasileiros.
Outros programas carismáticos nas emissoras comerciais, ambos diários, são "A Palavra de Deus", na CNT/Gazeta, e "Anunciamos Jesus", na Bandeirantes.

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