São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Surfe amador do Brasil é vice no Mundial

ROBERTO PIERANTONI
ESPECIAL PARA A FOLHA

A nova geração do surfe brasileiro ficou na segunda colocação no ISA Surfing Games (antigo Mundial Amador), que aconteceu em Huntington Beach, na Califórnia, entre os dias 3 e 13 de outubro.
Esta é a terceira vez consecutiva que o Brasil alcança o vice-campeonato no evento organizado pela International Surfing Association. A equipe campeã foi a dos EUA, que acabou com uma hegemonia de mais de uma década dos australianos, que este ano ficaram com a terceira posição.
A competição serviu como cartão de visitas do esporte junto ao Comitê Olímpico Internacional em sua intenção de ser incluído como esporte olímpico já em Sydney (Austrália), no ano 2000.
Dois representantes do COI estiveram nos EUA e ficaram impressionados com o que chamaram de globalização que o surfe alcançou. Afinal, participaram do evento cerca de 600 atletas de 38 países.
A grande maioria dos atletas que estiveram em Huntington deve fazer parte das equipes olímpicas de seus países caso o surfe não seja preterido por outros esportes.
Nas categorias individuais, o Brasil alcançou duas medalhas de ouro, com os bodyboarders cariocas Guilherme Tâmega e Daniela Freitas, ambos líderes do ranking profissional de 96.
conseguiu também duas de prata, com a cearense Tita Tavares no surfe feminino e com o carioca Vítor Ribas, que disputa o WCT, a primeira divisão do Mundial Profissional, na categoria Open.
O Brasil também conquistou a vitória no Tag Team, competição de revezamento por equipes. O time brasileiro foi formado por Lucinho Lima, Alessandro Mello, Jerônimo Bonfim, Rodrigo Rocha, Tita Tavares e Jaqueline Silva.
Os vencedores, nas outras categorias: Taylor Knox, EUA (categoria Open); B. Bourgeois, Austrália (Junior); Geoff Moysa, EUA (Longboard); Neridah Falcone, Austrália (Feminino); e C. Celliers, África do Sul (Kneeboard).
O próximo ISA Surfing Games está programado para acontecer em Portugal daqui a dois anos. Os organizadores ainda não definiram em qual praia será o evento.

Texto Anterior: Padaria rende mais que pão na chapa
Próximo Texto: Todos são parecidos na tribo das ondas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.