São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Limpeza da lagoa custa R$ 100 milhões

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL A BELO HORIZONTE

Embora apareça bonita nos folhetos turísticos, a lagoa de Pampulha está poluída. A prefeitura tem um projeto de despoluição que custa cerca de R$ 100 milhões.
"Nós já começamos a implantá-lo, mas não temos todo esse dinheiro. Por isso estamos em busca de empréstimos internacionais", afirma Wagner Caetano, administrador regional da Pampulha.
Segundo ele, em dezembro virá uma delegação japonesa analisar o projeto e a possibilidade de conceder o financiamento para as obras. "Mas o resultado só será perceptível a médio prazo."
Os moradores percebem a poluição e estão insatisfeitos. Muitos deles fazem caminhadas ou jogging de manhã ou no final da tarde na pista que contorna a lagoa.
Recentemente, a prefeitura tirou a lama da pista e os aguapés, algas que cobrem todo o espelho d'água. Mas os moradores consideram as ações muito tímidas.
"Não percebi a limpeza", diz Alexandre Coelho, 19. "É necessária uma obra maior. A limpeza da lagoa significa ganho de saúde", comenta Alfen Faria. Para Beatriz e Walter Silveira, a população deve parar de jogar lixo na água.
"O cheiro é insuportável perto da barragem", reclama Severino Soares, 46. "O prefeito que investir milhões de dólares na despoluição da lagoa tem um retorno muito rápido."

Texto Anterior: Museu da Pampulha troca as roletas por obras de arte
Próximo Texto: Águas acumulam esgoto e lixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.