São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumentam acidentes de carro

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os acidentes de trânsito em São Paulo têm aumentado em uma velocidade maior do que o número de veículos que trafegam na cidade: cerca de 6,5% ao ano, contra 4,5% de crescimento da frota.
Em 92, último ano da gestão Erundina, a Companhia de Engenharia de Tráfego registrou 143.406 acidentes. No ano passado, a despeito da queda na velocidade média dos veículos na cidade, foram 182.727 ocorrências -um aumento de 27,4%.
Isso significa que um a cada quatro veículos registrados na cidade se envolve em acidente por ano.
Cinto
Mas nem todos os números são negativos. Segundo as estatísticas da CET, diminuíram as mortes causadas por acidentes automobilísticos: de 2.401 casos (94) para 2.278 (95).
A principal razão para essa involução na escalada de mortes no trânsito seria a lei que obriga o uso do cinto de segurança.
A obrigatoriedade do cinto foi implantada por Maluf, com base em um projeto de lei do vereador Murilo Antunes Alves (PMDB), que não conseguiu se reeleger nas últimas eleições.
Segundo a CET, caiu 12% o número de vítimas fatais que estavam dentro dos carros no momento do acidente de 94 para 95.
A nova legislação, entretanto, não influenciou a principal causa de mortes no trânsito da cidade: os atropelamentos, responsáveis por 63% das vítimas fatais.
(JRT)

Texto Anterior: Túnel sob o Ibirapuera pagaria todos os corredores de ônibus que Maluf não fez
Próximo Texto: Maluf multa menos que Erundina e Jânio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.