São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
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Sistema de funcionamento do Fokker-100

Hipóteses do acidente:
1. Se o que causou a queda foi o reverso acionado após a decolagem, é pouco provável que isso tenha sido feito pelo piloto
2. Não é descartada falha mecânica, já que o check up de rotina nos aviões faz checagem da instrumentação, mas não da chamada "mecânica escondida", que inclui o reverso
3. Se o reverso for controlado por sistema eletrônico, existe a hipótese de que celulares de passageiros ou fonte de rádio externa tenham interferido no seu sistema de funcionamento
4. Os dois sistemas de reverso funcionam simultaneamente (nas duas asas). Pode ter havido falha no controlador do equipamento que aciona o reverso e apenas um deles foi acionado, provocando a queda.

O piloto não forçaria a subida do avião porque:
. O Fokker 100 da TAM que caiu teria mudado sua trajetória e inclinado para direita provavelmente por causa do reverso acionado
. Quando um avião de passageiros faz uma curva ele perde aceleração e, consequentemente, perde altitude. O procedimento normal dos pilotos é entrar em curva subindo o avião
. Como a pane durou alguns segundos, não haveria tempo hábil para o piloto arremeter o avião, forçando-o para cima. O avião estava em altitude baixa demais para que a manobra fosse realizada

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