São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Gostaria de uma sugestão para construir um sobrado."
Débora Guedes Rangel, 21, estudante - Salvador - BA
Resposta
"O projeto é de um sobrado compacto, já que as dimensões mínimas do terreno exigem soluções funcionais.
O piso térreo abriga sala de estar, lavabo e copa/cozinha. O jardim frontal embeleza a fachada e 'quebra' a simetria reta da construção. O quintal frontal tem sua privacidade garantida com a construção de um muro no limite do terreno.
O piso superior compõe o setor íntimo da casa, sendo formado pela suíte, dormitório e banheiro. O acesso é feito por uma escada de alvenaria, que compõe a torre vertical junto à fachada da construção. O espaço vazio existente sob o segundo lance de degraus é aproveitado como lavanderia.
As aberturas estão todas voltadas para o norte, garantindo boas condições de insolação durante o ano. O vazio nos fundos do terreno garante condições mínimas de ventilação para todos os ambientes.
A obra deve ser construída com sistema construtivo convencional, com alvenaria de tijolos de barro, lajes pré-moldadas e cobertura de telhado cerâmico. As condições do terreno para implantação da obra deverão ser observadas no local por profissional qualificado."

Marcelo Katsuki, 29, é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Texto Anterior: Quem planeja São Paulo?
Próximo Texto: Oferta de outros tipos é pequena
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.