São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que os planetas, fora Plutão, estão no mesmo plano?

Fernando Lino dos Reis, 19, estudante, São Paulo (SP)

José Carlos Barsotti Jr.,
professor de astronomia do Planetário Municipal de São Paulo, responde:

"Os graus de inclinação das órbitas dos planetas do Sistema Solar são medidos em relação ao plano da órbita da Terra (grau de inclinação zero). "Todos os planetas do Sistema Solar apresentam órbitas com inclinações semelhantes à da órbita terrestre. As inclinações são aproximadamente de 1° e 2°.
"Apenas os planetas Mercúrio e Plutão têm órbitas mais excêntricas, inclinadas a cerca de 8°. "O motivo para o fenômeno está na provável origem do nosso sistema solar.
"Especula-se que o Sol e os pla netas que o circundam tenham se originado de uma nuvem gasosa relativamente chata, que formava, portanto, um plano. Os planetas, que se formaram a partir do adensamento dessa nebulosa, praticamente se mantiveram no mesmo plano da nuvem gasosa."
"Plutão e Mercúrio teriam sofrido maiores variações nos planos de inclinação de suas órbitas por causa da gravidade do Sol.
"Plutão é o planeta mais distante do Sol. Portanto é o que recebe a menor carga gravitacional. Mercúrio é o mais próximo da estrela -portanto o que recebe maior carga gravitacional."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Os baculovírus, os vírus pesticidas
Próximo Texto: A primeira fábrica do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.