São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal inglês exibe incesto e é punido

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

O Canal 4 britânico terá de se desculpar e pagar uma multa de US$ 800 mil por ter apresentado uma cena que insinuava incesto entre dois irmãos durante um seriado de TV.
A cena foi apresentada no sábado, dia 19, durante a edição das 17h de "Brookside". Nela, os personagens, os irmãos Nat e Georgia Simpson, aparecem transando.
A série tem duas edições, uma às 17h e outra às 20h, que normalmente são exibidas aos sábados. As cenas de sexo, de acordo com as normas que regulam as TVs britânicas, só podem ser mostradas após as 21h.
Por causa da cena, a ITC (Independent Television Commission), o órgão britânico que regula os canais 3 e 4 e as TVs pagas, recebeu 40 reclamações de telespectadores.
O Canal 4 terá de pedir desculpas ao público em sua edição do próximo sábado.
Segundo a ITC, "as cenas eram descabidas para o início da noite, horário em que muitas crianças estão assistindo TV".
A direção do Canal 4 concordou com a reprimenda da ITC e divulgou uma nota dizendo: "Nós concordamos que a cena não era apropriada para a apresentação das 17h, mas para a das 20h, que tem tradição em lidar com assuntos mais complexos".
A série só continuará no ar se a multa for paga (equivale a quase 3% do faturamento com anunciantes), as desculpas pedidas e o roteiro alterado.
Essa foi a pior repreensão sofrida pelo canal desde 93, quando teve que se desculpar pelo programa "The Word", que fazia brincadeiras com imitações de plástico de órgãos sexuais.
Este ano o canal havia sofrido uma sanção mais leve por causa do uso de linguagem de baixo calão na série "TGI Friday".
O Canal 4 é um dos quatro canais de sinal aberto da televisão britânica. Além dele, há o ITV (Independent TV), a BBC 1 e 2. Apenas os dois primeiros são regulados pela ITC. A BBC tem seu próprio mecanismo de controle.
O ITC (Independent Television Commission) é o órgão britânico que regula e controla a programação dos canais 3 e 4 de sinal aberto e das TVs pagas.
As punições para o "excesso" podem variar de um aviso formal, um pedido de desculpas, multas e até a cassação da licença de funcionamento.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Astro de "Friends" aproveita o sucesso na TV para fazer cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.