São Paulo, terça-feira, 5 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso deve seguir republicano

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

As últimas previsões dos analistas políticos sobre a eleição para o Congresso dos Estados Unidos hoje são de que ele deva permanecer sob o controle da oposição.
As pesquisas mostram uma ligeira preferência pelo Partido Democrata, do governo, sobre o Republicano nas preferências para o Congresso.
Mas, como as eleições parlamentares nos EUA são distritais, isso não quer dizer muito.
Quando as pesquisas são examinadas em cada distrito eleitoral, percebe-se que é difícil para os democratas conquistarem as 19 cadeiras na Câmara e 3 no Senado de que precisam para readquirir a maioria no Congresso.
Reeleição
Ao contrário do que ocorreu em 1994, quando os republicanos obtiveram pela primeira vez em 40 anos o controle das duas casas legislativas, desta vez a tendência do eleitorado é reeleger quem está no Congresso norte-americano.
Muitos eleitores também acham melhor para o país que o partido do presidente não tenha maioria parlamentar.
(CELS)

Texto Anterior: Tempo grátis na TV decepciona
Próximo Texto: Israel pede que Síria e Irã evitem atentados; EUA fazem nova ação contra alvo iraquiano; Fita é usada contra executivos da Texaco; Leiloadas cartas que inspiraram 'Dr. Jivago'; Berlusconi tenta mudar juiz em ação contra ele; Aspartame provoca câncer, diz pesquisador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.