São Paulo, quinta-feira, 7 de novembro de 1996 |
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O que já se sabe sobre o acidente
AO TENTAR AUMENTAR A POTÊNCIA DA TURBINA - O motivo mais provável para a queda do Fokker-100 da TAM é uma falha no reverso (sistema de freio aerodinâmico usado nos pousos) da turbina direita que, por um problema mecânico, hidráulico, pneumático ou elétrico teria sido acionado na decolagem- Testemunhas dizem que o reverso abriu quatro e fechou três vezes. O problema começou quando o avião estava saindo do solo - É muito remota a possibilidade da queda ter sido causada pelo choque de um aro ou de qualquer outro objeto no Fokker-100 - O avião perdeu potencia em uma das turbinas, o que fez com que sua velocidade caísse abaixo do nível mínimo exigido para o piloto controlar a aeronave. Com isso, o avião não respondeu mais aos comandos do piloto - O avião não teria apresentado problema, exceto em um botão do rádio, antes de decolar do aeroporto de Congonhas Comunicação - Não houve comunicação entre o piloto e a torre após a autorização para decolagem Destroços - Os destroços do avião estão guardados no hangar 4 do aeroporto de Congonhas O momento da pane - O avião atingiu uma velocidade máxima de 288 km/h e uma altura de 100 pés (33 metros). - O vôo 402 durou cerca de 50 segundos Interferências eletrônicas - Está descartada pela Aeronáutica a possibilidade de uma interferência causada por telefones celulares, computadores pessoais ou rádio pirata no sistema de navegação do F-100 ter provocado a queda da aeronave - A polícia ainda considera a hipótese de interferência O que o piloto tentou fazer - O piloto teve 18 segundos para resolver o problema desde que aconteceu a primeira pane até a queda da aeronave. Nesse tempo, ele: 1 - Assumiu o comando da aeronave 2 - Tentou reverter a perda de potência da turbina por três vezes 3 - Teria tentado recolher o trem de pouso As últimas frase do piloto "Passa pra mim" (ao pedir o comando da aeronave ao co-piloto) "Pô, desligou de novo" "Vou ligar na mão" (ao tentar resolver o problema na turbina) "Deixa que vai dar" (para o co-piloto) "Nós vamos sair dessa" (para o co-piloto) "Em cima, em cima" (ao tentar recolher o trem de pouso para aumentar a aerodinâmica do avião) "Meu Deus" (a frase final") As viagens das caixas-pretas Brasil 31/10 - As duas caixas-pretas do avião (a que grava as vozes na cabine do piloto e a com 76 dados técnicos da aeronave) são localizadas por funcionários da TAM horas depois do acidente e levadas a Congonhas 1º/11 - Os peritos da Aeronáutica constatam danos nas conexões que permitem retirar os dados técnicos gravados de uma caixa-preta. À noite, eles escutam os trechos da caixa com as vozes em Congonhas EUA 2/11 - As duas caixas e cinco peritos embarcam para Seattle (norte do EUA) 3/11 - Os peritos chegam a Seattle 4/11 - Começam os exames das caixas-pretas. à noite, os peritos passam informações por fax para a comissão de investigação no Brasil 5/11 - Os peritos e as caixas embarcam para Washington para sincronizar os dados das duas caixas-pretas Holanda As caixas deverão ser levadas para a reprodução do acidente em um simulador de vôo da Fokker, na Holanda As dúvidas sobre o acidente 1- O que provocou a abertura do reverso durante a decolagem? 2- Por que o reverso abriu e fechou de forma cíclica? 3- O piloto podia ter evitado a queda do avião em 18 segundos? 4- Houve falha na manutenção, no projeto ou na fabricação da aeronave? 5- Qual era a velocidade horizontal e qual a velocidade vertical no momento em que o avião atingiu o solo? 6- Quais foram todos os procedimentos tentados pelo piloto para tnetar evitar a queda? 7- O fato de o trem de pouso estar abaixado contribuiu para a queda do avião? 8- Houve fadiga de material, ou seja, alguma peça apresentou defeito porque estava velha? 9- Qual o total de perda de potência que ocorreu em uma das turbinas? 10- Além do reverso, houve outras panes que motivaram a queda do Fokker-100? 11. O piloto sabia que o problema da turbina estava no sistema de reverso? fontes: TAM e Ministério da Aeronáutica Texto Anterior: Comissão restringe apuração a 2 causas Próximo Texto: Dez bebês morrem em um mês em hospital de Niterói Índice |
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