São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tortura pode ser encoberta

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O coordenador técnico-científico da Sociedade Brasileira de Medicina Legal, Anelino José de Resende, diz que a polícia tem quatro maneiras de encobrir as evidências de tortura em um preso.
Segundo ele, a dissimulação mais comum utilizada pela polícia é solicitar o exame de corpo de delito antes de ele ser torturado.
Outra forma de ocultar a violência é encaminhar o preso ao IML (Instituto Médico Legal) acompanhado do policial que o torturou.
"O policial entra na sala do médico legista alegando que o preso é perigoso e que não pode ficar sozinho. No caminho ao IML, o policial diz ao preso que se ele mostrar as marcas da violência ele será repreendido quando voltar para a delegacia", afirmou Resende.
Uma terceira maneira, segundo Resende, de encobrir as agressões é "sumir com o laudo que confirma a agressão ou adulterá-lo".
Por fim, polícia pode alegar que o laudo que consta do processo é falso. A assessoria de imprensa do secretário José Afonso da Silva disse que ele estava viajando ontem e que não poderia comentar as críticas de Resende.
(AL)

Texto Anterior: Civis são mais acusados de violência
Próximo Texto: Corregedoria apura suspeita de tortura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.