São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compaq e Microsoft terão serviço on line

DA REPORTAGEM LOCAL

Os fornecedores que ainda não dispõem de suporte técnico on line já estão se preparando para criá-lo.
É o caso da Compaq. Segundo Ronaldo Araki, diretor de serviços de suporte, a Compaq Brasil terá seu espaço na home page internacional (www.compaq.com).
A página trará, em português, informações técnicas, dados sobre os produtos, respostas a perguntas mais frequentes e uma lista de empresas prestadoras de assistência técnica. Esse serviço estará disponível até março de 1997.
Numa segunda fase, deve ser criado o suporte por e-mail em português.
Também a Microsoft, maior produtora mundial de software para computadores pessoais, terá seu suporte via Internet. O serviço, segundo Marcos Dalmolin, diretor técnico da empresa, deve entrar no ar em janeiro do ano que vem.
Desafogo
A Internet é uma alternativa interessante para as grandes empresas desafogarem o atendimento ao consumidor por telefone.
Segundo Dalmolin, a Microsoft Brasil recebe de 12 mil a 15 mil chamadas por mês no suporte telefônico. Nos EUA, são 20 mil por dia.
Já a IBM, que tem base instalada de cerca de 320 mil micros no país, recebe de 45 mil a 50 mil chamadas mensais só de dúvidas com PCs.
No início de outubro, ampliou seu atendimento ao consumidor para dar vazão a tanta demanda.
Cerca de 60% das chamadas, segundo José Francisco Cunha Gonçalves, gerente de suporte da IBM, se referem ao uso de programas.
As dúvidas vão desde a configuração de aplicativos pré-instalados ao uso do fax/modem. "Se os usuários lessem os manuais, muitas chamadas seriam evitadas", diz Gonçalves.

Texto Anterior: Dúvidas encontram suas respostas no ciberespaço
Próximo Texto: Troca de peça demora demais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.