São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pitta visita bispo antes da eleição e ouve sermão para que aumente verbas

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PPB, Celso Pitta, foi visitar ontem o bispo da diocese de Campo Limpo (zona sul), d. Emílio Pignoli, e acabou ouvindo um sermão: o religioso cobrou do ex-secretário municipal de Finanças mais verbas para as creches.
Assim que sentaram à mesa, o bispo disse: "Eu gostaria de fazer uma apelo em nome da periferia carente, para que ela receba uma atenção especial da prefeitura".
Pitta tentou ir por outro caminho: "Realmente, o problema da violência está muito grave", disse.
O bispo teve que ser mais claro: "As obras sociais estão passando por momentos difíceis", afirmou.
O religioso explicou, então, que sua região é "bastante carente" e as creches não estão conseguindo se manter com o dinheiro repassado pela prefeitura.
Pitta respondeu afirmando que a área social será prioridade de seu governo. Disse também que a prefeitura está pagando R$ 116,6 por mês por criança atendida em creche conveniada, "mais do que pagavam no outro governo".
"Já falei duas vezes com o Adail Vetorazzo, secretário de Família e Bem Estar Social, e ele me disse que esses convênios estão sendo reformulados", disse Pitta.
Segundo Pitta, o objetivo do encontro era justamente discutir "questões sociais e pastorais".
Pitta afirmou que é "católico praticante" e que vem visitando representantes de várias religiões.
Creche
Segundo d. Emílio, sua região tem 73 centros de juventude e 25 creches. "Os convênios não estão dando cobertura suficiente. Pedi ao secretário um reestudo sobre o repasse da prefeitura para que não haja problema de continuidade", disse o religioso.
A cobrança de D. Emílio pode ter surpreendido Pitta. Ele não é ligado ao chamado grupo "progressista" da igreja. Ao contrário, foi indicado para o cargo em 1989, quando a diocese de Campo Limpo foi separada pelo Vaticano da Arquidiocese de São Paulo. O objetivo do papa era enfraquecer o poder político do "progressista" d. Paulo Evaristo Arns.
Pitta visitou uma creche e as obras da futura catedral de Campo Limpo acompanhado do bispo.
Ao chegar à futura catedral, o candidato foi cercado e aplaudido por um grupo de cem crianças de uma escola da região.

Texto Anterior: Maluf prepara nova fase de sua estratégia para 98
Próximo Texto: Garreta deve e não nega, mas só paga quando pode
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.